Documentário sobre Temer “responde” Democracia em Vertigem

TEMER VS DILMA

O Oscar de melhor documentário em 2020 foi para Indústria Americana (produzido pelo casal Michelle e Barack Obama), derrotando a narrativa de Democracia em Vertigem, de Petra Costa, sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

A conexão política entre os dois títulos demonstra interesse da sociedade em fiscalizar seus representantes, o que abre espaço para novas obras. Uma delas é A Trama Contra a Democracia, dirigido por Bruno Barreto, a “resposta” de Michel Temer à história de Petra Costa.

Trata-se de um compilado de imagens e informações sobre o último ano do governo Temer, antecessor de Jair Bolsonaro. O documentário é tratado como “a versão menos enviesada ao Democracia em Vertigem, diz Elsinho Mouco, marqueteiro de Temer, que qualifica o filme de Petra como “um assassino de reputações”.

“Será um contraponto, um thriller político sobre  os fatos recentes na história do Brasil. Lançaremos até junho”, aponta. “É importante contar essa história para que as novas gerações entendam o que aconteceu no país e não repita os erros do passado”, acrescenta.