Os 30 melhores parlamentares do Brasil – Prêmio Ranking dos Políticos

A entrega do certificado para os parlamentares ocorreu nos dias 11 e 12 de dezembro, em Brasília

 

SENADORA ANA AMÉLIA

 

São Paulo – Nos dias 11 e 12 de dezembro, em Brasília, o Ranking dos Políticos, plataforma que compara o comportamento dos legisladores brasileiros, homenageou os 30 deputados e senadores que tiveram o melhor desempenho no exercício de seus mandatos, no período da 55ª legislatura, ou seja, de 2015 a 2018.

 

Mantido por entidade do terceiro setor (sem dinheiro público) e de forma transparente e apartidária, o portal http://www.politicos.org.br/ classifica os parlamentares seguindo critérios como: gastos da verba de gabinete, assiduidade, fidelidade partidária, número de processos judiciais e voto em decisões relevantes, como a PEC do Teto de Gastos e a Reforma Trabalhista, por exemplo.

 

“A entrega do certificado é a forma que encontramos de reconhecer os parlamentares que ficaram acima da média nos critérios apresentados. Além disso, queremos mostrar que a população vem observando cada vez mais o desempenho dos deputados e senadores em suas atividades durante seus mandatos, e nós também estamos de olho para trazer cada vez mais transparência para a política em nosso país”, explica Renato Dias, diretor do Ranking dos Políticos.

 

Todos os dados apresentados no Ranking dos Políticos são de origem oficial pública, obtidos diretamente dos sites do Senado e da Câmara Federal. Cada ponto ganho ou tirado está documentado, com a origem da informação e a fonte, de modo que qualquer pessoa possa conferir. O objetivo do site é buscar informações sobre o desempenho dos políticos e concentrá-las, de modo organizado, numa única página da internet.

 

Além da consulta às informações públicas, o Ranking dos Políticos conta também com um Conselho de Avaliação de Leis, levando em conta os critérios de combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício para determinar a “qualidade legislativa” do parlamentar.

COLOCAÇÃO NOME CARGO PARTIDO ESTADO
1 Ana Amélia Senador PP RS
2 PEDRO CUNHA LIMA Deputado Federal PSDB PB
3 EDUARDO BARBOSA Deputado Federal PSDB MG
4 Flexa Ribeiro Senador PSDB PA
5 LOBBE NETO Deputado Federal PSDB SP
6 PEDRO VILELA Deputado Federal PSDB AL
7 RUBENS BUENO Deputado Federal PPS PR
8 SANDRO ALEX Deputado Federal PSD PR
9 MAURO MARIANI Deputado Federal MDB SC
10 LUIS CARLOS HEINZE Deputado Federal PP RS
11 FÁBIO SOUSA Deputado Federal PSDB GO
12 Lasier Martins Senador PSD RS
13 MIGUEL LOMBARDI Deputado Federal PR SP
14 CELSO MALDANER Deputado Federal MDB SC
15 JARBAS VASCONCELOS Deputado Federal MDB PE
16 PEDRO FERNANDES Deputado Federal PTB MA
17 VANDERLEI MACRIS Deputado Federal PSDB SP
18 MARCIO ALVINO Deputado Federal PR SP
19 DANIEL COELHO Deputado Federal PPS PE
20 Garibaldi Alves Filho Senador MDB RN
21 TONINHO PINHEIRO Deputado Federal PP MG
22 CARLOS SAMPAIO Deputado Federal PSDB SP
23 OTAVIO LEITE Deputado Federal PSDB RJ
24 LUIZ LAURO FILHO Deputado Federal PSB SP
25 CÉLIO SILVEIRA Deputado Federal PSDB GO
26 Ronaldo Caiado Senador DEM GO
27 CAPITÃO AUGUSTO Deputado Federal PR SP
28 TENENTE LÚCIO Deputado Federal PR MG
29 LEANDRE Deputado Federal PV PR
30 CARLOS MANATO Deputado Federal PSL ES

 

Sobre o Ranking dos Políticos:

Ranking dos Políticos atua no acompanhamento e avaliação da atuação dos parlamentares federais por meio de ferramentas tecnológicas compiladas pelo Portal da Transparência e informações públicas. Os critérios utilizados pelo Ranking levam em conta fatores como assiduidade, gastos da cota parlamentar, processos judiciais e atuação legislativa. Todas as informações publicadas no Ranking são públicas, disponíveis nos sites oficiais do Senado e da Câmara dos Deputados e dos Tribunais de Justiça.