Tempo livre é oportunidade; tempo desperdiçado é oportunidade perdida

AMPULHETA

 

Tempo livre tem um nome simples: oportunidade. Mesmo com a baixa na Esplanada dos Ministérios, fazem bom uso de seu tempo os ministérios da Saúde, com as ações de prevenção, e Economia, propondo ideias para minimizar a desaceleração do mercado e o retorno dos serviços comuns na sociedade.

Uma das últimas soluções apresentadas pela Economia é a produção de respiradores no Brasil, que tem um número muito baixo de aparelhos. A iniciativa conta com a participação de gigantes como Mercedes-Benz e Embraer.

A implementação do projeto pode aumentar em até seis vezes a produção nacional de aparelhos respiratórios e, além de baratear o custo para o Estado, tem força para se tornar ideia exportada mundo afora.

No Congresso, há iniciativas para tentar recuperar a economia, como a proposta de renda emergencial para a base da pirâmide. Evitar que as pessoas fiquem sem dinheiro para viver durante a pandemia foi um grande acerto do Legislativo, que, agora, briga com o Executivo pela implementação do pagamento.

Ignorando a recomendação de repasses imediatos, o governo passa a exigir uma PEC antes de autorizar a liberação do dinheiro. Causando novo mal-estar entre os Poderes, o posicionamento do Planalto demonstra que tempo desperdiçado é oportunidade perdida.