Indicação de Kássio Nunes ao STF: análise da repercussão

Escrito por Juan Carlos Costa de Arruda Pereira Gonçalves, Cientista Político e Gestor de Políticas Públicas. Mestrando em Ciência Política e Administração Pública.

Estudo feito com exclusividade ao Ranking dos Políticos

juancarlosarruda@gmail.com

 

Resumo: Com a aposentadoria do Ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal, o Presidente Jair Bolsonaro indicou o Desembargador Kassio Nunes para a vaga. Bolsonaro surpreendeu a todos com tal indicação, uma vez que vinha prometendo indicar “alguém terrivelmente evangélico” ou que tivesse maior afinco com suas pautas. Kassio Nunes, segundo alguns veículos de comunicação, teve sua indicação forjada pelo Senador Ciro Nogueira (PP/PI) e integrante do centrão, desagradando tradicionais aliados do Presidente e agradando adversários.  

 

  1. Introdução

O Presidente Jair Bolsonaro indicou o Desembargador Kassio Nunes ao Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 01/10/2020 em uma através de uma live. A presente análise se dividirá em duas etapas: a primeira com relação às manifestações e posicionamentos dos Senadores, que são os responsáveis por sabatinar e apreciar a indicação, e pela análise das redes sociais de contas ligadas ao Presidente, direta ou indiretamente, e as principais hashtags envolvidas.

Os dados foram colhidos entre os dias 02 e 07 de outubro de 2020 através de contas do Twitter de 79 Senadores (dois não possuem), e das 50 principais redes interligadas à conta de Twitter do Presidente Bolsonaro.

 

  1. Análise do Senado

 

Sendo o Senado a casa responsável por apreciar a indicação do Desembargador ao STF, observa-se que tradicionais aliados e até mesmo o filho do Presidente que é Senador (Flavio Bolsonaro REP/RJ) não se manifestaram com relação à indicação do Presidente.

Contrapondo ao fato supracitado, partidos notoriamente de oposição e do centrão (bloco inimigo do então candidato Jair Bolsonaro nas eleições de 2018) se mostraram favoráveis à indicação. Até o momento, houve a manifestação de 13 partidos, totalizando 31 conforme a tabela abaixo:

Partidos Manifestações
Cidadania 2
DEM 1
MDB 6
PDT 1
PL 1
PODEMOS 7
PP 4
PROS 3
PSD 1
PSDB 2
PSL 1
PT 1
REDE 1

Gráfico 1: Manifestações por partido x Total de Senadores 

Quanto aos posicionamentos, 31 Senadores registraram suas preferências.

Não houve qualquer registro de 48 Senadores.

Posicionamentos Total
Aguardar Sabatina 3
Aguardar Sabatina, mas criticaram escolha 5
Criticaram 4
Elogiaram 19
Não se manifestaram 48

 

 

Gráfico 2: Posicionamento dos Senadores

 

No que tange aos elogios proferidos, as bancadas do MDB e do PP

foram as que mais elogiaram a indicação.

Partido Elogios
MDB 5
PP 4
PROS 3
PSDB 2
PSD 1
DEM 1
PT 1
PDT 1

            REDE

                 1

 

 

Gráfico 3: Elogios x Partidos

 

Quanto às críticas, somente Senadores de três partidos apresentaram.

O PODEMOS é até o momento o partido mais crítico à indicação.

Partido Críticas
PODEMOS 6
CIDADANIA 2
PSL 1

 

 

Gráfico 4: Críticas x Partidos

 

  1. Análise de Redes Diretas e Indiretas (Twitter)

 

Analisando a conta de Twitter do Presidente Bolsonaro através do Software GEPHI, chegou-se às principais contas que mais se relacionam direta ou indiretamente. Com a indicação de Kassio Nunes ao STF, observou-se que 07 hashtags foram as mais proferidas no período de coleta de daos.

As principais hashtags foram: “#BolsonaroPetista”, “#KassioNao”, “#Bolsonaro2022”, “#BolsonaroTraidor”, “#FechadosComBolsonaro”, “#JairDestruiuALavaJato” e “#BolsonaroCriaturaDoPantano”. Tais expressões foram observadas direta, ou indiretamente através de respostas às seguintes contas de Twitter: @Vemprarua, @Canetadesesquerdizadora, @Xicograziano, @MovPatriotas, @OproprioOlavo, @RodrigoConstantino, @AugustoNunes, @JRGuzzo, @AdrillesRJorge, @PauloMathias, @Silasmalafaia, @SostenesCavalcante, @MajorOlimpio, @allanldsantos, @LuizPOBraganca, @AbrahamWeintraub, @MajorVitorHugo, @PauloEduardoMartins @OtonidePaula, @Paulo Ganime, @Marcel van Hattem, @DanielSilveira, @LeandroRuschel, @MajorOlimpio, @Allanldsantos, @LorenzonItalo, @KimPaim, @ArthurWeintraub, @EsquadraDireitista, @BiaKicis, @CarlaZambelli, @CarlosJordy, @AleSilva, @BiboNunes1, @BobjeffHD, @FelipeMouraBrasil, @ClaudioDantas, @DepHelioLopes, @JoiceHasselman, @MareClausum, @NandoMoura_Oficial, @AndreazzaEditor, @JoelPinheiro85, @bernardokuster2, @dimacgarcia e @DouglasGarcia.

Observa-se a seguinte análise de correlação em referência à indicação de Kassio Nunes ao STF no Twitter:

Sobre as principais Hashtags, observa-se o seguinte comportamente:

Com isso, denota-se a insatisfação dentro da base de apoio Bolsonarista no Twitter perante a escolha de Kassio Nunes ao Supremo Tribunal Federal. Observa-se também duas hashtags com referências críticas à fala do Presidente em relação ao desmonte da Operação Lava-Jato.