Veja a classificação semestral com os melhores rankeados por estado

CONGRESSO NACIONAL

Somos uma iniciativa da sociedade civil que avalia senadores e deputados federais, classificando-os do melhor para o pior, de acordo com os critérios que estabelecemos: combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público. Não somos isentos de ideologia e nosso critério não é absoluto. Esse projeto foi criado por pessoas comuns, sem ligação com nenhum partido político ou grupo de interesse.

Metodologia

A pontuação dos políticos é definida de acordo com sua atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Para apurar isso, avaliamos os dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.

Todos os dados apresentados são de origem oficial pública, obtidos diretamente dos sites do Senado, da Câmara e dos Tribunais de Justiça. Cada ponto ganho ou retirado está documentado, com a origem da informação e a fonte, de modo que qualquer um possa conferir. Nosso trabalho não é criar informações e sim apenas buscá-las e organizá-las para facilitar a leitura e análise. Somos auditados diariamente por milhares de visitantes que acompanham o ranking, conferem, criticam e corrigem, quando necessário.

Primeiro semestre de 2020

O Congresso Nacional permaneceu no centro do poder no primeiro semestre de 2020, participando de praticamente toda decisão importante nesse período. Mas muito do que era esperado para os primeiros 6 meses deste ano acabou não se concretizando, parte em função do novo coronavírus, parte em função da falta de entendimento para determinados temas.

Impostas pela pandemia do coronavírus e seus reflexos na saúde e na economia mundial, medidas excepcionais foram aprovadas pelos parlamentares, como o auxílio de R$ 600 para vulneráveis e o programa de redução de salários. O marco do saneamento básico esteve no topo das matérias mais importantes aprovadas pelo parlamento, mas ainda falta aprovar questões importantes para a retomada da economia, como a agenda reformista.

O trabalho remoto foi um trunfo para deputados e senadores permanecerem ativos mesmo diante das dificuldades causadas pela crise sanitária. Assuntos importantes foram analisados e outros tantos continuam em tramitação no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. Um deles é o perigoso PL das Fakenews. Mesmo após mudanças no texto, o projeto ainda abre a possibilidade de prejuízos à liberdade de expressão e à privacidade dos cidadãos.

Neste cenário, apresentamos a seguir a classificação estadual dos parlamentares no Ranking dos Políticos pelo desempenho no primeiro semestre de 2020.

 

Classificação estadual – Primeiro semestre de 2020

ACRE

ALAGOAS

AMAPÁ

AMAZONAS

BAHIA

CEARÁ

DISTRITO FEDERAL

ESPÍRITO SANTO

GOIÁS

MARANHÃO

MATO GROSSO

MATO GROSSO DO SUL

MINAS GERAIS

PARÁ

PARAÍBA

PARANÁ

PERNAMBUCO

PIAUÍ

RIO DE JANEIRO

RIO GRANDE DO NORTE

RIO GRANDE DO SUL

RONDÔNIA

RORAIMA

SANTA CATARINA

SÃO PAULO

SERGIPE

TOCANTINS

Partidos em destaque

Classificados em primeiro lugar no Ranking dos Políticos por estado no primeiro semestre de 2020, há integrantes do MDB (3), PSDB (4), PSD (2), DEM (2), PSL (6), Podemos (4), Novo (5) e Patriota (1). Os pesselistas aparecem mais vezes entre os rankeados, sendo a sigla com o maior número de deputados e senadores rankeados em destaque.

Ao analisar o número total neste recorte (escolhemos três por estado), a vantagem segue com o PSL, que tem 19 parlamentares entre os melhores na classificação, seguido pelos 8 integrantes do MDB e, em empate técnico, estão em terceiro PSDB, PSD, PP e Novo, cada um com 7 representantes destacados.

O PSL também é o único partido onde todos os parlamentares reunidos entre os três com maior pontuação no estado são integrantes da mesma legenda. Trata-se do Mato Grosso do Sul, onde os rankeados são os pesselistas senadora Soraya Thronicke e os deputados Loester Trutis e Dr. Luiz Ovando.

Também vale salientar que o senador Oriovisto Guimarães (Podemos), primeiro colocado no Paraná, lidera o ranking geral, com todos os estados. Depois vem os deputados Gilson Marques (2) e Paulo Ganime (3), ambos do Novo, líderes em Santa Catarina e Rio de Janeiro, respectivamente em segundo e terceiro lugar no ranking geral.

Placar por estado: partidos melhores classificados

Entre os três melhores de cada estado estão integrantes do MDB, PSDB, PL, Pros, PSD, PP, PSB, PSL, DEM, Podemos, Solidariedade, Patriota, PSC, Novo, Cidadania e Republicanos. Veja:

GRAFICO PARTIDOS

Quem menos gastou?

Os privilégios (auxílios, benefícios e penduricalhos) dos parlamentares são fiscalizados com cuidado extra pelo Ranking dos Políticos. Por sermos contra tais regalias, pontuamos aqueles que menos utilizam a verba disponível.

Quem menos gastou dinheiro público nos primeiros seis meses deste ano foram a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e o deputado Dr. João (Pros-BA).