Congresso em velocidade máxima pelo corporativismo

Nesta semana o Congresso atingiu velocidade máxima apenas pelo corporativismo. Contrariando decisão do STF, a Câmara se reuniu para derrubar o afastamento do deputado Wilson Santiago (PTB-PB), que volta ao trabalho nos próximos dias. No Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) ignorou a cassação do mandato de Selma Arruda (Pode-MT), proposta pelo TSE, submetendo o caso à Mesa Diretora.

Confira aqui como foi a votação para salvar o Wilson Santiago

Fortalecidos pela grande adesão do PSL e do PSDB, Novo e Cidadania deram todos os votos das bancadas para evitar a volta de Wilson Santiago. Entre os 170 votos negativos também estavam os do Psol, contabilizados pela esquerda como favoráveis à volta do mandato do colega. A atitude surpreendeu em especial os petistas, que orientaram as bancadas para salvar o paraibano.

Agrupados a eles estavam PTB, PL, Solidariedade, PP, MDB, DEM, PDT, Avante e Republicanos. PSC, PSD, Podemos, PV e PSB liberaram a bancada. O resultado foram 233 votos a favor e 170 contra o retorno do parlamentar cassado pela Justiça.

Golaço dos melhores

Entre os 50 primeiros colocados no ranking geral de 2019, nenhum dos deputados votou a favor da volta de Wilson Santiago. Eles foram os mais pontuados pela qualidade dos votos, presença no Congresso e gasto responsável de dinheiro público.