Trabalho remoto no Congresso: líderes se reúnem para analisar app

congresso vazio

Enquanto o governo federal insiste em minimizar a pandemia causada pelo Coronavírus, o Congresso busca meios de trabalhar remotamente sem perder o rendimento durante a quarentena. Nesta terça (17/03), o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que há “histeria” em torno da doença. Em entrevista à Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, Bolsonaro afirmou que “as reclamações (sobre a infecção em massa dos brasileiros) não são da população. E, sim, da mídia”.

Líderes partidários na Câmara dos Deputados, por sua vez, estão reunidos nesta tarde para analisar medidas emergenciais para manter o Congresso funcionando. Semana passada, o presidente do parlamento, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), determinou que apenas servidores, credenciados, veículos e imprensa e convidados esporádicos tivessem acesso às casas legislativas. Nesta segunda (16/03), em um áudio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), houve pedidos para que os deputados fossem a Brasília trabalhar mas permanecessem nos imóveis funcionais.

Existe um documento entregue às lideranças da Câmara em discussão. A minuta pede a regulamentação de votações remotas, ou seja, feitas de casa, em Brasília, ou do próprio estado que o parlamentar representa, sem a necessidade de ir ao Congresso. O projeto é a criação de um aplicativo. A expectativa é que, se acatada, a ideia passe a valer em 72 horas.

Para fortalecer a implementação deste projeto, o Congresso pediu informações ao Ministério da Saúde sobre a pandemia. Interlocutores da pasta afirmaram que “muitos números estão errados, porque a rede pública está à beira de um colapso”, que só têm entrado na conta do governo os exames feitos em laboratórios e hospitais particulares.

Também há diferença entre os levantamentos feitos pelo MS e pelas Secretarias de Saúde dos Estados, que por vezes, trazem números superiores aos disponibilizados pelo governo federal.

O Ranking dos Políticos fez um site específico para a comunidade. Usamos informações oficiais e atualizamos diariamente esses números, você pode conferir em http://www.politicos.org/corona